A Vontade de Jaquelino Bragão Travassos (extracto diário)

Quero paz e quero que me deixem em paz. Não quero doutores de bata branca, nem pessoas, nem hospitais, nem gente atrás de mim. Quero estar sozinho no mundo, eu e a minha miséria e a minha auto-comiseração. Não quero mais remédios, placebos ou panaceias para a dor. Quero deixar-me explodir em modo natural. Quero fugir a isto tudo que parece uma prisão e não é. Quero rebentar com as sinapses. Quero não ver pessoas à minha frente. Quero ser reduzido à minha insignificância. Quero não ser julgado pelo que sou ou não sou. Quero ser simplesmente por aí. Quero existir e deixar a minha existência tomar o seu livre curso. Estou farto desta vida, de ter de querer aquilo que não tenho e de sentir o tédio dos dias na inércia dos olhares à minha volta. Quando é que isto tudo começou a tornar-se tão errado? Em que altura? Como é que tudo se tornou apenas nisto? Como? Como deixei chegar a este ponto? É um vazio tão grande! Já tive a minha vida tão cheia de planos e agora sinto-me um peão do tempo e das circunstâncias. Em tempos, lembro-me, fui agente do meu destino, voz activa e imperativa no campo de batalha que é a vida, herói da minha epopeia. Perdi-me nos meandros dos seus versos.

Nota: Extracto do diário do poeta/escritor Jaquelino B. Travassos do dia 14 de Abril de 1957. Consta que foi uma altura particularmente difícil da sua vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Agosto de dor

Olha nós