A história do Rolando

Veio-me uma ideia à cabeça. Duas, aliás. Mas uma delas deixou-me nervosa.
Que um homem, o Rolando mordia a orelha a outro homem, um transeunte. O Rolando trabalhava num talho. Era um Homem simples, não acabara o 9º ano. Era gorducho, já estava quase careca, apesar dos seus 26 anos. Nunca lhe vi barba.Era um Homem com pouco pêlo. Andava anormalmente com a bata do talho para todo o lado mas toda a gente o conhecia através do vidro da montra da carne.

O Rolando vivia a branco e a vermelho.
Ou melhor, vivia a branco sujo de vermelho. Salpicava-lhe sangue na bata, orgãos moles também. Bocados de tripa às vezes. Era um homem muito físico e sensual na maneira delicada com que lidava com a carne. Tendo especial devoção à carne de porco - sendo o porco um animal por excelência curvilíneo. Gostava muito de transformá-lo em bifanas ao gosto dos clientes. Em paralelepípedos de bifanas ou nacos geométricos medidos a régua e a esquadro. A forma ou a divina escultura do porco ganhava sentido nas suas mãos gorduchas. Já os bovinos - esses bichos angulosos, escandalosos até! Nunca os apreciou, Rolando, o rotundo.

O talho não tinha muita afluência. Nem nas horas frias da manhã, nem no sol do meio-dia, nem na hora do lanche, nem antes da hora de fecho. Uma pacatez. A localização era das piores, situado numa zona fabril, só velhotes se abasteciam da carne daquele talho. Os velhotes teimavam em morrer, viviam e viviam só para chatear a Câmara que queria transformar aquilo num sofisticado parque industrial monumental e substituir os tijolos cinzento-alaranjados por liga sintética de metálico-cromados.

Mas nunca morriam, ninguém. Teimavam, os velhos casmurros e rebeldes. De modo que aquela zona da cidade, ou paracidade, era fábricas de destilação de resíduos, era habitantes cuja esperança de vida desesperava muita gente e uma rua que se chamava a Rua Rosa-dos-Ventos porque não ia dar a lado nenhum, porém era "super beautiful" como diziam os moradores, naquele sotaque próprio que todos nós associamos à gente idosa e castiça.

Como já disse, Rolando era feito de branco e vermelho. Se misturássemos o que nele havia de branco com o que nele havia de vermelho, teríamos um bonito cor-de-rosa bebé. Tinha ar de porquito, mas não de suíno. Isso sabia ele bem, pois a mãe sempre o tratara por Porquinho Babe. Aos 16 tinha proibido a mãe de o tratar assim, que já era homem e tal. Mas, enfim, o hábito venceu. Os suínos, sempre pensou, eram o pai ou tio, que bebiam e arranjavam confusão no café até que foram mortos por cirroses da PSP.

FIM

Comentários

  1. roland was a butcher he has sixteen knives?

    ResponderEliminar
  2. yep.. he carries them all over the town, at least he tries.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Agosto de dor

Olha nós